Na última quinta-feira (26/08), o Brasil recebeu a visita do presidente da Guiné-Bissau. Malam Bacai Sanhá foi a Fortaleza, no Ceará, para conhecer as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria Tropical voltadas para o desenvolvimento do agronegócio do caju, principal produto agroindustrial de seu país.
A programação contou com uma apresentação do chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, sobre a atuação da unidade em pesquisa e desenvolvimento para agregação de valor aos produtos derivados de caju no Brasil. Em seguida, o supervisor do Núcleo de Inovação Tecnológica, Fábio Paiva, apresentou os trabalhos de cooperação técnica em produção de caju na Guiné-Bissau.
Segundo a Embrapa, Malam Bacai ficou impressionado com o potencial de aproveitamento do pedúnculo do caju e manifestou interesse em estabelecer um acordo de cooperação. “Este centro de pesquisa possui tecnologias muito avançadas e de muito interesse para a Guiné-Bissau, e depois de ver a riqueza de possibilidades para agregação de valor ao caju, vamos fazer todo o possível para tornar viável o estabelecimento de um pacto de cooperação, envolvendo o governo brasileiro”, disse Bacai.
O presidente veio acompanhado de uma comitiva de 25 pessoas, incluindo oito ministros. Desde 2002, quatro missões técnicas já foram realizadas por pesquisadores e técnicos da Embrapa Agroindústria Tropical na Guiné-Bissau, tendo como foco a transferência de tecnologias voltadas para o desenvolvimento de práticas agrícolas e industriais relacionadas à cultura do caju. A unidade vem desenvolvendo ações na área de fruticultura tropical em países da África.
FONTE:GLOBO RURAL ONLINE.
GRUPO NATUPAZ
ANUNCIE O GRUPO NATUPAZ NO SEU SITE , BLOG OU OUTROS.
MUITO OBRIGADO!!!
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!!!