A pouco mais de 300 km de São Luís do Maranhão, na faixa litorânia que se estende a partir da divisa com o Piauí, abre-se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - um deserto de 155 mil hectares tipicamente brasileiro, onde as areias e os ventos alísios formam cenários que se desmancham a cada minuto.
Molhado, coberto de mangues e restingas, lagoas e dunas - algumas com quase 20 metros de altura -, ele recebe cerca de 1.600 mililitros de chuva por ano. Verdadeiro pés-d'água perto dos parcos 5 mililitros que caem no Saara !São quase 90 km de praias de 30 km pelo interior do Estado, onde cresse uma vegetação de palmeiras, capim-da-areia e alecrim-da-praia, que abrigam aves migratórias, como o maçarico-rasteirinho, vindo do Ártico. Entre janeiro e julho, chove muito. Os rios enchem e invedem as dunas. A população migra para o litoral para viver da pesca. Na seca, os rios baixam e formam-se lagos de água doce entre as dunas.
Os habitantes passam a trabalhar a terra. É de Barreirinhas, principal cidade turística da região, que saem os barcos em direção ao povoado de Atins, onde fica a foz do rio Preguiças, curso d'água sinuoso que irriga a região
De manhãzinha, é para lá que se dirige quem quer comprar, vender ou permutar qualquer coisa: vestuário, utensílios, alimentos. Dinheiro - como se diz - não é condição necessária !
FONTE : AMIGOS DA NATUREZA
GRUPO NATUPAZ
ANUNCIE O GRUPO NATUPAZ NO SEU SITE , BLOG OU OUTROS.
MUITO OBRIGADO!!!
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!!!