A floresta amazônica, devido a sua grande extensão territorial, bem como sua rica vegetação, aparada por inúmeras espécies de árvores e plantas, é mundialmente conhecida como o pulmão do planeta. A sua diversidade na flora é tão grande que pesquisadores de outros países vêm para o Brasil com o intuito de identificar, catalogar e muitas vezes colher amostras e estudar a possibilidade de fazer uma imigração de espécies para o seu país. A Floresta Amazônica distribui-se por cerca de 5 milhões de km2 quadrados atingindo no Brasil os estados do: Amazonas, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins Maranhão e Mato Grosso, que compreendem a Amazônio Legal.
O Rio Amazonas tem 6.885 Km de extensão e em volume de água de 200 m3/s, o que lhe dá o privilégio de ser o maior rio do mundo. Com largura média de 4 a 5 Km, podendo chegar a 50 Km, tem cerca de 1.100 afluentes e no Brasil tem dois nomes: Solimões e Rio Amazonas, este após a desenbocadura do Rio Negro.
Seu volume de água é tão grande que quando encontra com o mar suas grandes ondas causam um barulho que pode ser ouvido a grande distância e este fenômeno é chamado de Pororoca.
A bacia do Rio Amazonas com seus 7 milhões de km2 é o principal fator na existência do complexo florestal conhecido como Floresta Amazônica, pois além de propiciar a umidade necessária suas águas funcionam como agentes dispersores de sementes.
Tipos da Floresta:
A Floresta Amazônica apesar de aparentar a primeira vista certa uniformidade, na verdade é muito diversificada, podendo-se identificar vários tipos de vegetação associados à sistemas ecológicos distintos, como:
Floresta de Terra Firma: com árvores altas que chegam a 65 metros de altura, e suas copas formam um anteparo à luz, deixando o interior da floresta úmido e quente. Área não sujeita a inundações. Destacam-se as castamheiras, a seringueira-branca, guaraná, cedro, sumuaúma pau-ferro etc.
Florestas de Várzea: fica entre a terra firme e o igapó, nela encontram-se a seringueira preta, o jatobá e as palmeiras como o açaí a jauarí etc.
Florestas de Igapó: localizam-se em terrenos baixos que ficam temporária ou permanentemente alagados pelas águas dos rios. Espécies típicas são a vitoria-régia, a piaçava e a itaubarana.
Florestas de Igarapé: são florestas inundáveis à margens de rios que desaguam em outros maiores.
Cerrados: há algumas formações de cerrado que ficaram como enclaves, mas não são tão significativos se comparados com a floresta equatorial.
Biodiversidade
A floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo em vista de sua extensão e a variedade de ecossistemas associados. Há ainda muito a se descobrir em termos de espécies, tanto animal quanto vegetal.
Flora: cerca de 30 mil espécies de plantas sendo 2,5 mil espécies de árvores.
Fauna: A riqueza da fauna da Floresta Amazônia, com certeza, ainda não foi amplamente conhecida. Mas já identificados, são muitas espécies, destacando a onça (Panthera onca), o bugio (Alouatta sp), a anta (Tapirus terrestris), o pirarucu (Arapaima gigas), o peixe-boi (Trichechus inunguis), o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)
Legislação protetiva
Constituição Federal, art.225, § 4º : considera a Floresta Amazônica como patrimônio nacional
Uso múltiplo das florestas
Tem-se discutido muito sobre a necessidade de preservação das florestas, inclusive criando-se mapas com áreas de importância para a biodiversidade destinadas a implantação de florestas e parques nacionais. Não é para menos tal preocupação ante a devastação de nossas florestas, pois segundo a FAO cerca de 200 milhões de hectares de florestas foram destruídas entre 1980 e 1995 (Bol. nº46, 7/97, ONU em Foco).
Mas, a final qual é a importância ambiental das florestas? Quais são suas utilidades e formas de uso? É ainda o que se pode questionar sobre a temática e o tentaremos discorrer.
Em termos biológicos e ambientais é sabido que as florestas propiciam principalmente a manutenção das condições de vida para milhões de formas de vida vegetal e animal; mantém a umidade necessária para a existência de um clima propício à vida e mantém a qualidade dos recursos hídricos. O que as tornam importantíssimas no sistema global ambiental e conseqüentemente beneficiam o ambiente humano.
GRUPO NATUPAZ
ANUNCIE O GRUPO NATUPAZ NO SEU SITE , BLOG OU OUTROS.
MUITO OBRIGADO!!!
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!!!