Visão
A visão da Fundação RIOZOO é ser reconhecida mundialmente com centro de referência no desenvolvimento de pesquisas na área da fauna selvagem, bem como nas áreas de educação e conservação ambiental, além de entidade que busca o bem estar animal e a responsabilidade social e ambiental, preservando sempre a bioética no trabalho com os animais.
Missão
A missão da Fundação RIOZOO é praticar a conservação ambiental, através dos trabalhos de manejo e reprodução em cativeiro, colaborando com a manutenção de um banco genético de espécies ameaçadas de extinção, bem como desenvolver programas de educação ambiental, difundido conceitos sobre a biologia dos animais e conscientizando a população acerca da importância da preservação ambiental, além de representar centro de desenvolvimento científico e importante espaço de lazer e entretenimento para a sociedade.
Objetivo Geral
O objetivo geral da Fundação RIOZOO é praticar a conservação e educação ambiental, o desenvolvimento científico nas áreas afins e oferecer serviços de infraestrutura e suporte para os visitantes.
Objetivos específicos:
Os objetivos da Fundação RIOZOO são:
5.1 – Na conservação ambiental:
- colaborar com os planos de manejo, grupos internacionais de pesquisadores destinados a desenvolver ações para auxiliar na preservação das espécies ameaçadas, através do manejo e reprodução destas espécies em cativeiro, proporcionando a formação de um banco genético que evite sua extinção.
- subsidiar as ações dos planos de manejo com informações das espécies em extinção mantidas sob sua guarda.
- realizar intercâmbios com outros zoológicos e instituições afins, aumentando a distribuição geográfica dos animais ameaçados e reduzindo o risco sanitário sobre as populações envolvidas.
5.2 – No desenvolvimento científico:
- desenvolver pesquisas com os animais em cativeiro, sendo centro de referência na área de
animais selvagens, bem como disponibilizar acesso a pesquisadores para, obedecendo a legislação vigente e os preceitos da bioética e bem estar animal, utilizar o material genético para o desenvolvimento de pesquisas.
5.3 – Na educação ambiental:
- desenvolver programas de visitas monitoradas, despertando em segmentos específicos como
alunos escolares universitários, portadores de necessidades especiais, entre outros, bem como na população geral, a curiosidade acerca dos hábitos dos animais e de sua biologia, estimulando o aprendizado e a formação de uma consciência ecológica.
- atender as escolas da rede pública, colaborando com as atividades pedagógicas de ensinos, e com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.
- informar, através de sinalização de cunho educativo espalhadas pelo parque, sobre os aspectos da coleção de animais, bem como sobre curiosidades a seu respeito e mensagens alinhadas com seus objetivos gerais.
5.4 – Na prestação de serviços de infraestrutura ao visitante:
- garantir a segurança dos visitantes através do monitoramento da área e da repressão de atitudes isoladas que possam comprometer o bem estar coletivo.
- oferecer opções de fornecimento de alimentação para as famílias, bem como locais apropriados para este fim.
- disponibilizar espaços e meios para higiene pessoal e asseio dos visitantes.
- oferecer informações básicas para orientação aos visitantes das opções de percursos a serem realizados.
- manter sempre equipe para atendimento ao público, na satisfação de seus anseios e na manutenção da ordem, bem como para resolução de contingências.
Histórico
O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil e completou 60 anos no dia 18 de março de 2005. Atravessar o Parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial portuguesa, e entrar hoje, por seu portão de arcos e colunas é transportar-se para o tempo de um outro país. Percorrer suas alamedas margeadas de palmeiras imperiais é como entrar nas páginas de um livro vivo de imagens e histórias de imperadores, princesas, escravos e todo tipo de gente comum que abriu os caminhos para construir, através dos anos, aquilo que somos.
O Zôo carioca oferece uma mistura única de história e fauna exuberantes. Expor animais e tentar trazer para dentro da cidade um pouco da vida selvagem começou em nosso país, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1888, quando o Barão de Drumond fundou no Bairro de Vila Isabel, o primeiro zoológico brasileiro. Uma área com riachos, lagos artificiais e uma extensa coleção de animais.
O passar dos anos, entretanto, trouxe dificuldades financeiras. Manter os animais tornou-se muito difícil. Para solucionar o problema, o Barão criou o "jogo do bicho", atraindo a atenção de visitantes, moradores do bairro e, mais tarde, de toda a cidade, que faziam suas apostas pela manhã e retiravam o resultado à tarde.
A idéia do Barão de Drumond acabou por transformar-se em uma marca no cotidiano da cidade, mas não foi suficiente para salvar o antigo zôo, que terminou fechando suas portas na década de 40.
Em 18 de março de 1945, a cidade do Rio de Janeiro ganhou um novo zoológico, inaugurado no Parque da Quinta da Boa Vista, no histórico bairro de São Cristóvão. O zoológico carioca destaca-se na memória histórica do país. Uma das imagens mais marcantes é o imponente portão construído em sua entrada, que pode ser visto na paisagem de algumas telas pintadas durante o período imperial.
O portão foi oferecido como presente de casamento a D. Pedro I e à futura imperatriz Leopoldina, por um nobre inglês.
Vivendo períodos de glórias e dificuldades, o Jardim Zoológico chegou aos nossos dias e, em 1985, foi transformado em Fundação RIOZOO. A mudança proporcionou agilidade administrativa e abriu espaço para um processo de modernização, que transformou a RIOZOO em uma respeitada instituição de pesquisa e educação ambiental, reconhecida no Brasil e no exterior.
Localização e contato
O Zoológico fica no Parque da Quinta da Boa Vista s/nº, São Cristóvão.
Telefone: 3878-4200.
De 3ª a domingo, das 9h às 16h30.
Ingresso: R$ 6.
Estudante paga meia entrada.
A comprovação será feita mediante apresentação de identificação estudantil expedida pelo estabelecimento de ensino, associação estudantil e/ou agremiação estudantil que pertençam.
Crianças até 1 metro;
Deficientes físicos (com direito a um acompanhante).
FONTE : RIO ZOO
GRUPO NATUPAZ
ANUNCIE O GRUPO NATUPAZ NO SEU SITE , BLOG OU OUTROS.
MUITO OBRIGADO!!!
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!!!