Controle de Zoonoses já contabiliza 823 reações adversas à imunização em cães e gatos na capital
Na última quinta-feira (19/08), após relatos de mortes e efeitos colaterais em animais que foram imunizados, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu suspender a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na capital, que começou no dia 16.
Em três dias de vacinação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou 823 reações adversas. Parte do grupo de bichos vacinados apresentou sintomas como convulsão, hemorragia e dificuldades respiratórias. “A suspensão é uma medida para garantir a credibilidade da campanha”, explica Ana Claudia Furlan, gerente do CCZ.
O Ministério da Saúde gastou R$ 24,5 milhões em 30,9 milhões de doses da vacina, que é fabricada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Com este número, a Prefeitura pretendia imunizar 1,1 milhões de animais. Nesta sexta-feira (20/08), um técnico investigará as reações provocadas pela vacina.
Segundo orientações do CCZ, cães e felinos imunizados devem ser observados por seus proprietários durante 36 horas após a aplicação da vacina. Se houver sintomas ou os bichinhos deixarem de comer, andar ou beber água deve-se procurar o órgão.
FONTE:GLOBO RURAL ONLINE.
GRUPO NATUPAZ
ANUNCIE O GRUPO NATUPAZ NO SEU SITE , BLOG OU OUTROS.
MUITO OBRIGADO!!!
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!!!