A Temporada de observação das baleias francas no litoral catarinense, neste ano, começou atrasada e deve se estender até novembro.
Francas (whale watching), no litoral sul de Santa Catarina, começou atrasada em 2010 e deve se estender até novembro. A informação é do empresário Enrique Litman, proprietário do Grupo Vida Sol e Mar, que inclui a agência responsável pelo whale watching. Uma baleia franca fêmea (foto) que passeava pelo litoral catarinense foi
Daiane, durante passeio pelo litoral catarinense
apelidada de Daiane dos Santos pelo jeito de “ginasta” e pela graciosidade dos movimentos, tal qual a ginasta gaúcha internacionalmente conhecida. A baleia Daiane encantou turistas durante um passeio nas imediações da Praia do Rosa (Imbituba/SC), região que compõe a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.
De acordo com Litman, a temporada das baleias francas no litoral catarinense, neste ano, deve se estender por mais tempo. “Em pleno agosto temos avistado grupos de indivíduos ‘singles’ e em acasalamento. Isso nos permite afirmar que a temporada está ‘atrasada’, já que não existe a predominância absoluta de mães e filhotes, repetindo o que ocorreu na Península Valdéz, na Argentina”, situa Litman. Sorte dos brasileiros, que assim podem ver os gigantes dos mares em setembro, outubro e novembro, meses mais quentes que os do início da temporada das francas (julho e agosto).
Os passeios de whale watching - realizados em embarcações construídas especialmente para este fim - duram, em média, uma hora e meia e contam com a orientação de biólogos do Instituto Baleia Franca (IBF), que repassam aos turistas informações sobre o comportamento dos animais, importância histórica e necessidade de preservação da espécie. A agência responsável - Turismo Vida Sol e Mar - é licenciada pelo Ibama, reconhecida pela Embratur e cumpre à risca a legislação vigente para aproximação das baleias.
Rainha dos mares do Sul
A Baleia franca austral vive na Antártida e, com a chegada do inverno, migra para águas mais quentes para se acasalar. Após um gestação de 12 meses, a baleia volta à mesma baía para dar à luz e amamentar seu filhote. Uma fêmea adulta tem até 18 metros de comprimento, peso de 40 toneladas e pode chegar a 80 anos. No mundo, mais de 12 milhões de pessoas por ano praticam a observação de baleias em 87 países, movimentando 2,4 bilhões de dólares.
FONTE:ECO AGENCIA.
GRUPO NATUPAZ
ANUNCIE O GRUPO NATUPAZ NO SEU SITE , BLOG OU OUTROS.
MUITO OBRIGADO!!!
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!!!